top of page

O AVC ou derrame

Atualizado: 7 de mai.


O AVC ou derrame

O Acidente Vascular Cerebral tornou-se nos dias de hoje, a principal causa de morte não violenta, merecendo a atenção da classe médica e dos governantes, uma vez que passa a ser um problema de saúde pública gravíssimo.


Existem basicamente dois tipos de AVC: o hemorrágico (sangramento intra-craniano) e o isquêmico (“entupimento” da circulação cerebral). Ambos ocorrem com sintomas de instalação súbita, que variam conforme o local do cérebro afetado.


O tipo hemorrágico, mais comumente, se caracteriza por forte dor de cabeça com início súbito (similar a uma “pancada”), podendo estar associado a náuseas, vômitos, rigidez de nuca, perda da consciência, alterações na fala, perda de força em um lado do corpo, visão dupla, confusão mental, coma ou até morte súbita. Dentre as principais causas estão os aneurismas cerebrais, as malformações arteriovenosas, os tumores ou a hipertensão arterial. O tratamento desse tipo de “derrame”, depende de sua causa, ou seja, em sua maioria devem ser tratados com cirurgia ou com embolização (tratamento endovascular) o quanto antes, para que se previna um novo sangramento, agravando ainda mais as condições do paciente e aumentando a mortalidade.


Já o tipo isquêmico, geralmente, não apresenta quadro doloroso e sim deficitário súbito, ou seja, dependendo da área do cérebro afetada pode mostrar : perda de força em um lado do corpo, formigamento ou dormência em um lado do corpo, alteações na fala e/ou compreensão, alteração no equilíbrio, visão dupla, incoordenação motora, desvio da boca, confusão mental ou até coma.

Para o tratamento, o mais importante é que o atendimento médico se inicie o mais rápido possível, visto que hoje em dia temos a possibilidade de realizar procedimentos endovasculares e medicamentosos, para desobstruir (“desentupir”) a artéria lesada, restabelecendo o fluxo de sangue para o local do cérebro afetado, podendo reduzir ou até anular as sequelas. Há que se lembrar que quanto maior a demora para o atendimento, maior a chance de lesão permanente do cérebro e menor a taxa de sucesso na desobstrução.


Em resumo: o AVC é caracterizado por dois tipos, sendo que a principal diferença nos sintomas é a dor de cabeça, presente nos hemorrágicos e ausente na maioria dos isquêmicos. Embora tendo causas diferentes, ambos têm início súbito e necessitam de atendimento médico com urgência.


Por: Dr. Jose Marcus Rotta


  • Diretor do Serviço de Neurocirurgia IAMSPE - São Paulo

  • Diretor do Centro de Neuro Oncologia – SP

  • Presidente do Conselho Editorial Brazilian Neurosurgery

  • Presidente do Conselho Deliberativo da SBN

  • Past Presidente FLANC

  • Past Presidente SBN

  • Presidente do Conselho Deliberativo da AACC

  • Membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Neurocirurgia

  • Presidente Emérito do Capitulo de Neuro-Oncologia da FLANC

  • FIRST WINNER RAYMOND SAWAYA AWARD

3 visualizações

Комментарии


bottom of page