top of page

Craniofaringioma



·      O que é?

Craniofaringiomas são tumores Intracranianos benignos raros localizados na região selar. Acometem sobretudo crianças de até 10 anos de idade, mas também podem surgir em pacientes adultos.


Em geral o tumor encapsulado assume as mais variadas consistências como sólido, cístico, calcificado ou não. Apesar de ser benigna, a condição pode representar um grande desafio no seu tratamento.


·      Sintomas

São sintomas de aparecimento lento e progressivo, ocasionados pela localização da lesão e possibilidade de compressão de estruturas adjacentes.

Os principais sintomas consistem em: alteração de campo visual (visão turva ou ausente podendo acometer ambos olhos), alterações endocrinológicas (deficiência de hormônios hipofisários) e cefaleia progressiva (dor de cabeça).


·      Diagnóstico

Dada a variada gama de sintomas, o diagnóstico habitualmente é feito através de exames de neuroimagem como Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada de. É importante complementar investigação com dosagem hormonal e exame neuro-oftalmologico, sempre sob a orientação de um Neurocirurgião.


·      Tratamento

O tratamento cirúrgico habitualmente é a terapia de escolha nos craniofaringiomas. A ressecção completa da lesão e o objetivo da cirurgia, mas, mesmo em mãos experientes, tal ressecção pode não ser conseguida.


Alguns casos podem necessitar de procedimentos para tratamento de complicações, como a hidrocefalia, ou, ainda, pode-se necessitar fazer a complementação com radioterapia.


Por: Dr. Jose Marcus Rotta


Diretor do Serviço de Neurocirurgia IAMSPE - São Paulo

Diretor do Centro de Neuro Oncologia – SP

Presidente do Conselho Editorial Brazilian Neurosurgery

Presidente do Conselho Deliberativo da SBN

Past Presidente FLANC

Past Presidente SBN

Presidente do Conselho Deliberativo da AACC

Membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Neurocirurgia

Presidente Emérito do Capitulo de Neuro-Oncologia da FLANC

FIRST WINNER RAYMOND SAWAYA AWARD

6 visualizações

Comments


bottom of page